
O Banco Central (BC) informou que uma moeda de um real, de uma versão cunhada em 1998, é um dos itens mais valiosos e cobiçados por colecionadores. Especialistas destacam que muitas pessoas podem ter um bom valor consigo e não sabem, pois a moeda que circula no Brasil pode esconder um valor bem maior do que se pensa.
De acordo com o Banco Central, a moeda, aparentemente, é igual a todas as outras moedas de um real, com o núcleo prateado e com o anel externo dourado. Porém, um detalhe em algumas moedas faz com que o item se torne raro e valioso.
Em algumas moedas uma letra “P” cravada ao lado do ano de fabricação muda completamente o valor do item para colecionadores. O detalhe torna a peça valiosa e cobiçada e seu valor pode chegar a R$ 7 mil.
A marca na moeda indica que o item faz parte de um grupo de teste de cunhagem, conhecidas como “provas”. Em quantidade limitada, essas moedas não foram feitas para circular, mas acabaram caindo nas mãos da população e estão por aí até hoje.
Para autenticá-las, é necessário um especialista certificado. A peça rara pode ser comercializada em feiras de colecionadores, leilões especializados, tanto online quanto presencial, ou em grupo de colecionadores.