Região Mundo

Cantora Katy Perry faz turismo espacial com uma tripulação 100% feminina

O lançamento ocorreu às 10h31 na base da Blue Origin, no Texas, Estados Unidos

Autor
Cantora Katy Perry faz turismo espacial com uma tripulação 100% feminina
Foto: Reprodução

A Blue Origin lançou com sucesso a nave New Shepard para uma viagem de turismo espacial com uma tripulação 100% feminina. A missão que aconteceu nessa segunda-feira (14) tinha seis mulheres a bordo, entre elas a famosa cantora Katy Perry e Lauren Sánchez, noiva do bilionário dono da Blue Origin, Jeff Bezos.

PUBLICIDADE

Além delas, estavam a engenheira aeroespacial e ex-cientista de foguetes da Nasa Aisha Bowe; a pesquisadora em bioastronáutica e ativista dos direitos das mulheres Amanda Nguyen; a jornalista Gayle King e a produtora cinematográfica Kerianne Flynn.

Batizada de N-31, a missão levou esse nome porque foi a 31º lançamento da nave New Shepard. De acordo com informações fornecidas pela empresa a viagem foi a primeira com uma tripulação 100% feminina desde 1963, quando a russa Valentina Tereshkova foi sozinha ao espaço na missão Vostok 6.

O lançamento ocorreu às 10h31 na base da Blue Origin, no Texas, Estados Unidos. O voo de ida até a borda do espaço, com a volta, durou 11 minutos. A missão espacial, 100% feminina, seguiu até pouco depois da Linha de Kármán, que fica cerca de 100 quilômetros de altitude, considerada o início do espaço.

No retorno à terra a nave pousou com a ajuda de paraquedas e um sistema de propulsão retroativa. A jornalista Lauren Sánchez foi a primeira a deixar a cápsula da Blue Origin e foi recebida com um beijo de Jeff Bezos. Em seguida, Katy Perry desceu e beijou o chão em celebração.

A cantora revelou, durante uma entrevista para a transmissão oficial do voo, que cantou What a Wonderful World, de Louis Armstrong, no espaço. “Eu já cantei essa música no passado, e não tinha ideia de que a cantaria no espaço”, disse.