
A Prefeitura de Lages firmou um convênio com a Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) que viabilizará o Programa ReabilitaCão, no Presídio Masculino de Lages. Atualmente, a Penitenciária Masculina de Itajaí desenvolve o programa e proporciona a reintegração social dos apenados.
Idealizado pela policial penal Bruna Longen, o ReabilitaCão é referência nacional por aliar a ressocialização de apenados ao cuidado com cães vítimas de maus-tratos.
Assim, neste programa, os internos selecionados por equipe multidisciplinar recebem cursos de qualificação como auxiliar de veterinário e técnicas de banho e tosa.
A secretária Danielle Amorim Silva destacou a importância da iniciativa. “Já havíamos visitado o projeto em Itajaí e agora vamos trazer essa iniciativa para Lages. É uma grande satisfação fazer parte desse momento. Acredito que esta será a segunda unidade prisional do Estado a implantar o ReabilitaCão, um programa que transforma vidas tanto dentro quanto fora dos muros do sistema prisional.”
A cidade de São Pedro de Alcântara também já demonstrou interesse em aderir ao ReabilitaCão.
Reconhecimento nacional do programa
Por fim, o programa é vencedor do 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-Estar Animal — a principal distinção ambiental da região Sul do Brasil, com quase três mil cases inscritos. Desta forma, é reconhecido pelo impacto social e ambiental.