Nesta quarta-feira (3), o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou que 301.505 motoristas deverão receber o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (BEm-Taxista). A primeira rodada de pagamentos está prevista para o dia 16 de agosto. Esse auxílio foi gerado pela PEC Eleitoral, que criou inúmeros benefícios nesses três meses que antecedem as eleições, como o vale aos caminhoneiros.
Pelo decreto do governo, devem receber o benefício os profissionais com a licença em dia e que tem registro de taxista em data anterior a maio. As informações repassadas pelas cidades (encarregadas por atribuir o serviço de táxi) serão cruzadas pela Dataprev, empresa de processamento de dados do governo federal.
O período permitido pelo governo para que as prefeituras enviassem os cadastros acabou na terça-feira (2). Para as prefeituras que não conseguiram cumprir o primeiro prazo terão mais um tempo para enviar os dados, porém a data do início do pagamento será adiada.
Primeiramente, os taxistas vão receber duas parcelas de R$ 1 mil de uma vez só, relativo aos meses de julho e agosto. As futuras parcelas podem ser remanejadas de acordo com o total de beneficiários e o limite de recursos designados para o Auxílio Taxista.