Região Blumenau

Maior barra de chocolate do Brasil será produzida em Timbó

Doce terá 90 metros de comprimento por causa dos 90 anos da cidade

Autor
Maior barra de chocolate do Brasil será produzida em Timbó
Barra levará a marca da empresa Ferana Chocolates. Foto ilustrativa

Fantástica Páscoa em Timbó, no Médio Vale do Itajaí, já atraiu milhares de pessoas ao Parque Central desde que iniciou, no dia 17 de fevereiro. E uma atração inédita promete agitar ainda mais a programação: a maior barra de chocolate do Brasil.

PUBLICIDADE

Neste domingo (24), acongtece a produção da maior barra de chocolate do Brasil. O doce terá 90 metros de comprimento. Isso porque Timbó comemora aniversário de 90 anos de emancipação política, que se celebra no dia seguinte, 25 de março.

A barra terá produção no Parque Central pela Ferana Chocolates, empresa timboense. O preparo dos codimentos começa a partir das 5h. A população poderá acompanhar todo o processo.  

Depois de pronta a barra, os atendentes servirão em degustação ao público a partir das 10h. Para garantir um pedaço, pede-se a contribuição espontânea de um quilo de alimento não perecível.

As doações irão direto para a Assistência Social, que destinará tudo às famílias que recebem atendimento da Prefeitura de Timbó.

Por que o chocolate na Páscoa?

A tradição dos ovos de Páscoa começou com os ovos de galinha. Sem muito simbolismo, o chocolate conquistou espaço como como matéria-prima dos ovos em meados do século XIX, por confeitarias francesas.

Primeiro, se passou a guardar as cascas dos ovos, que mais tarde ganhavam recheio com chocolate. Anos depois, passou-se a fazer o ovo de chocolate, ao molde dos ovos de Páscoa que conhecemos hoje. 

Historiadores acreditam que a mudança possa estar relacionada à proibição imposta à época aos cristãos, pela Igreja Católica, de comer ovos durante a Quaresma.

Independentemente do motivo, a troca costuma ser elogiada por quem gosta de comer chocolate e aproveita os ovos, barras ou caixas de bombons.

Relacionadas