
Nesta quinta-feira (10), observadores de todo o Brasil podem se preparar para o espetáculo da “Lua cheia do Veado”. Para quem espera vê-la, o show noturno dependerá das condições climáticas favoráveis.
Quando e onde ver a Lua
O ponto alto do fenômeno será por volta das 17h30. Contudo, o melhor momento para a observação será no início da noite, logo após o pôr do sol, quando a Lua surgir no horizonte com seu característico tom alaranjado.
Para uma experiência otimizada, procure um local com boa visibilidade do céu e pouca poluição luminosa. Não há necessidade de telescópio, mas binóculos simples podem enriquecer a experiência, revelando detalhes da superfície lunar, como suas manchas escuras.
Por que esse nome?
A “Lua cheia do Veado” ganha esse nome por marcar o período em que os veados machos do Hemisfério Norte desenvolvem seus novos chifres. Ou seja, é uma tradição que vem dos povos indígenas da América do Norte.
Entenda o fenômeno
A Lua cheia surge como um disco brilhante e pode causar a impressão de estar mais perto ou mais baixa na perspectiva da Terra. Ela nasce no horizonte leste aproximadamente no momento em que o Sol se põe no horizonte oeste – e se põe ao amanhecer.
A Lua Cheia pode parecer laranja devido à perspectiva observada da Terra, e não da cor dela em si. Esse efeito é causado pela luz solar refletida na Lua, passando pela atmosfera da Terra.