Região Blumenau

Lobo-guará que foi adotado como cachorro se torna pai em zoológico de SC

Animal ficou famoso depois de viver 4 meses com família em Minas Gerais

Autor
Lobo-guará que foi adotado como cachorro se torna pai em zoológico de SC

O nascimento dos filhotes do lobo-guará mais famoso do Brasil aconteceu no início do segundo semestre deste ano. Os cinco filhotes foram gerados por uma fêmea que ele conheceu na casa nova, em Pomerode, no Vale do Itajaí.

PUBLICIDADE

A gestação da lobo-guará durou 65 dias e hoje todos os filhotes estão no ambiente dos lobos-guarás, animais silvestres ameaçados de extinção, no Bioparque Zoo Pomerode. Eles já podem ser vistos pelo público. Os pequenos são saudáveis e vieram ao mundo de parto natural.

No entanto, a reprodução foi uma grande surpresa para a equipe do zoológico. Este tipo de gestação animal é considerado difícil de acontecer devido às condições adversas de resgate de ambos os pais dos filhotes. “A fêmea é muito tímida e nada sociável. Não imaginávamos que ela aceitaria uma aproximação dele assim tão rápido. Geralmente esse tipo de gestação é programada pelos biólogos e, nesse caso, ela foi natural”, conta o procurador da Fundação Hermann Weege, Maurício Bruns.

Mãe e pai foram resgatados de situações adversas

A história de ambos está ligada ao resgate animal. A fêmea foi resgatada em situação de risco por um órgão ambiental de São Paulo e encaminhada ao Zoológico Municipal de São Carlos. Ela foi acolhida pelo Zooparque em 2019.

O macho passou a ser a companhia desta fêmea a partir de 2023, quando acolhido depois de morar cerca de quatro meses com uma família em Minas Gerais, que o tirou das ruas. Ele ficou famoso por ser adotado como um cachorrinho. Por também ser um animal silvestre, ter sido resgatado jovem e não ter condições de sobreviver na natureza, ele foi encaminhado ao Zooparque para acolhimento.

Reintrodução à natureza

Os filhotes de lobo-guará são estimulados a manter os seus comportamentos naturais. Desta forma, em caso de introdução à natureza, eles podem buscar alimento, caçar, reconhecer ameaças, entre outras formas de sobrevivência com mais facilidade.

Foto: Divulgação

Deste modo, diversas questões precisam ser avaliadas, tais como a fase ideal da vida, imunidade, possibilidades futuras, se há formas de sobrevivência, caça, alimentação, habitat seguro, se não há predadores e muito mais.

Relacionadas