A partir da próxima segunda-feira (16), o litoral Norte de Santa Catarina vai receber mais 49 guarda- vidas civis para o veraneio. Eles vão atuar nas cidades de Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras até o fim da alta temporada. O Corpo de Bombeiros Militar formou esses alunos nesta quarta-feira (11), além de 15 integrantes da turma do projeto Jovem Guarda-Vidas.
Os estudantes jovens estão capacitados para agir de maneira preventiva em situações de risco em ambientes aquáticos. Além disso, anualmente os bombeiros capacitam pessoas adultas da comunidade para trabalharem como Guarda-Vidas Civis Voluntários no Litoral, nas lagoas e represas do estado.
As aulas práticas do curso na região ocorreram nas praias de Itajaí e na piscina do 7º Batalhão de Bombeiro Militar. Nas aulas teóricas, o estudo abrangeu a recuperação de afogados, noções sobre o ambiente marinho, técnicas básicas e avançadas de salvamento aquático, legislação do tráfego marítimo além de um intenso treinamento físico.
O projeto Jovem Guarda-Vidas funciona também como importante ferramenta social. Ele orienta os jovens sobre o uso seguro das praias e outros locais aquáticos de lazer, incentivando a convivência harmoniosa entre as pessoas e o meio ambiente, contribuindo, dessa forma, para uma sociedade mais segura e cidadã.