
Após o anúncio da morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, líderes mundiais e políticos lamentaram nesta segunda-feira (21) a morte do Papa Francisco, aos 88 anos. Ainda ontem Francisco havia feito uma aparição, no domingo de páscoa para abençoar os fiéis. A informação da morte foi dada pelo Vaticano, mas a causa do falecimento não foi informada.
A Casa Branca emitiu nota lamentando o falecimento do líder da igreja católica “descanse em paz” ao lado de fotos do presidente Donald Trump e do vice-presidente JD Vance com o pontífice.
O presidente norte-americano, Donald Trump, se encontrou com Francisco no Vaticano em 2017, enquanto Vance se encontrou brevemente com Francisco no domingo, apenas um dia antes de sua morte.
O líder do executivo argentino se manifestou sobre a morte do papa, “A República Argentina um país com uma longa tradição católica e terra do papa Francisco, lamenta profundamente a partida de sua santidade”, assinou Javier Milei.
Santiago Peña, presidente do Paraguai, também reagiu a morte pontífice “com profunda dor, recebi a notícia do falecimento do papa Francisco” lamentou Santiago.
Já o presidente francês, Emmanuel Macron, prestou homenagem ao papa, dizendo: “De Buenos Aires a Roma, o papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Unisse as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança ressuscite incessantemente além dele”, disse Macron em sua publicação.
Friedrich Merz, futuro chanceler da Alemanha, se pronunciou dizendo “A morte do Papa Francisco me enche de grande tristeza. Francisco será lembrado por seu compromisso incansável com os membros mais fracos da sociedade, com a justiça e a reconciliação”.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Européia, lamentou a morte dizendo que o Papa “inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puros pelos menos afortunados”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se juntou aos líderes mundiais e emitiu nota lamentando a morte do pontífice “Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito misericordioso do Deus Trino”.