
O mundo viva a expectativa de quem será o novo líder da Igreja Católica. Após a morte do Papa Francisco, na manhã dessa segunda-feira (21), o Vaticano se prepara para mais um conclave. Durante esse período, quem assume o lugar do Papa na liderança da igreja de Roma, é o camerlengo, um cardeal que é funcionário da câmara do soberano.
Atualmente quem ocupa o cargo de camerlengo é o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, de 77 anos, nomeado pelo Papa Francisco em 14 de fevereiro de 2019, após a morte do cardeal francês Jean-Louis Tauran.
De acordo com a tradição da igreja, além de anunciar a morte oficial do pontífice, Farrell tem a missão de organizar o funerário do líder religioso e lacrar a residência e o escritório papal para nada ser modificado ou alterado.
Além disso, o carmerlengo também administra os bens da igreja temporariamente e conduz o conclave para a escolha do próximo sucessor. Com a morte de um Papa, o Vaticano entra em um período de luto chamado Sé Vacante, em que a Igreja Católica fica sem uma liderança oficial, estando em um estágio de transição.
Quem é o cardeal que assume a liderança da igreja
O cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell nasceu em Dublin, em setembro de 1947. Foi padre na Universidade de Monterrey, no México, e professor de Estudos Econômicos, e seminarista em escolas da Itália, Espanha e Irlanda. Agora é ele quem vai ficar, temporariamente, na liderança da igreja.
Em outubro de 2016, foi nomeado cardeal e, em 2029, o cristão foi escolhido pelo papa para assumir o posto de camerlengo da Igreja Católica. Em 1º de junho de 2022, o religioso foi nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.