Região Grande Florianópolis

Lavação da imagem prepara procissão do Senhor dos Passos em Florianópolis

Cerimônia começa as 7h na Capela anexa ao Hospital de Caridade

Autor
Lavação da imagem prepara procissão do Senhor dos Passos em Florianópolis
Foto: divulgação

A tradicional cerimônia de lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos vai reunir centenas de fiéis católicos a partir das 7h desta quinta-feira (14), na Capela Menino Deus, junto ao Hospital Imperial de Caridade. A procissão ocorre no domingo (17), em sua edição número 258, quando se esperam cerca de 60 mil pessoas.

PUBLICIDADE

A lavação da imagem faz parte dos preparativos para a maior manifestação religiosa de Santa Catarina, a Procissão do Senhor dos Passos – que ocorre neste final de semana, dias 16 e 17 de março.

A lavação da imagem acontece sempre 15 dias antes da Sexta-feira Santa e se considera um dos pontos altos da programação da Procissão. A cerimônia consiste na lavagem da imagem do Senhor Jesus dos Passos por crianças com até sete anos de idade. Na sequência, os adultos entram em cena para secá-la e aproveitam para agradecer pelas graças que alcançaram ou fazer pedidos.

A água utilizada na cerimônia é se mistura com água benta em distribuição aos fiéis. “Realizamos um dos maiores eventos de fé do Brasil, somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, e que enche de orgulho os fiéis de Santa Catarina. Esse é o principal motivo de tanta dedicação e fé, para todos os membros da Irmandade. Fazemos um convite a mais para que toda comunidade participe das celebrações”, comenta Rita Peruchi, coordenadora da edição de 2024 da Procissão Senhor dos Passos.

Sobre a lavação da imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais.

 Quatro importantes momentos marcam a Procissão Senhor dos Passos. O primeiro deles é a lavação da imagem, na quinta-feira que antecede a Procissão. Logo após a lavação, acontece as 9h a Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos.

Depois, ocorre a Procissão do Carregador, na manhã de sábado, quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e fiéis católicos transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados na noite. Depois disso, acontece a Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, na noite de sábado. Por fim, na tarde de domingo, ocorre a Procissão, que consagra o final dos festejos.

Foto: divulgação

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Em 1764, o barco que a trazia a estátua fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis. Após três tentativas frustradas de seguir viagem, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.

Relacionadas