Lançado nesta terça-feira (2), o Programa Brusque Mais Inteligente é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina com apoio da prefeitura de Brusque. A solenidade contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, e do prefeito André Vechi.
A ação, pioneira em Santa Catarina, está sendo realizada em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Seu objetivo é implantar projetos que fortaleçam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores, principalmente por meio de ações inovadoras e tecnológicas.
“O papel da Secretaria de Estado é fazer a interlocução com os principais players nacionais e internacionais de tecnologia para as cidades inteligentes. Essa é uma das missões que o governador Jorginho Mello nos propôs desde a criação da SCTI”, destacou o secretário Fett.
Esse modelo de cidade inteligente deve ser implantado aos poucos em outros municípios do estado. A meta é que o projeto inicial em Brusque sirva de referência para outras cidades.
“Sempre buscamos trabalhar a inovação e a tecnologia com foco no usuário do serviço público. Então, quando lançamos um programa de cidade inteligente, é para melhorar a prestação de serviços para o cidadão”, pontuou o prefeito André Vechi.
Funcionalidades
A implantação de infraestrutura de conectividade, iluminação pública, wi-fi grátis em áreas públicas, usinas fotovoltaicas para geração de energia limpa, semáforos inteligentes e, ainda assim outras inovações estão previstas. A modelagem de Parceria Público-Privada deve estar pronta em até quatro meses, de acordo com projeção da prefeitura, que elogiou a parceria e a escolha do município como projeto piloto.
O evento também contou com a presença do vice-prefeito Deco Batisti, da reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz, do diretor de projetos e parcerias do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil), Luis Fernando Parma, do Doutor Gunther Lother Pertschy, responsável pelo comitê de implantação do Centro de Inovação em Brusque, além de secretários do governo municipal, empresários, estudantes do Colégio Unifebe, entre outros.