Região Brasil

Justiça proíbe venda de vinho por nome obsceno; saiba qual é

Iniciativa é liderada pelo comediante Danilo Gentilli

Autor
Justiça proíbe venda de vinho por nome obsceno; saiba qual é
Fotos: divulgação

A Justiça de São Paulo proibiu a comercialização do vinho da nova marca dos comediantes brasileiros Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal. A ação foi uma iniciativa de uma vinícola francesa responsável pelo icônico vinho “Petrus”. A sentença, no entanto, cita como sendo “obsceno” o nome da franquia escolhida no Brasil: “Putus”.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira o humorista e apresentador bolsonarista Danilo Gentilli publicou um vídeo em suas redes sociais. Além disso, ele nega as acusações de plágio e classificando a decisão como uma tentativa de censura. “O Petrus ficou putos”, ironizou Gentili ao comentar a situação.

Produzido na região do Alentejo, em Portugal, o Putus apresenta versões branco, rosé e tinto e possui um rótulo bem-humorado que inclui caricaturas dos três comediantes e a frase provocativa: “Nunca fomos sem graça. Você que bebeu pouco vinho”.

Caricaturas

Segundo a vinícola francesa, o rótulo faz alusão ao Petrus, vinho de Bordeaux vendido no Brasil por mais de R$ 60 mil, gerando confusão entre os consumidores. Além disso, a juíza Larissa Tunala, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, determinou que o rótulo atual deixe de circular e estipulou uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, além de um valor adicional por danos materiais que ainda vão calcular.

Danilo Gentili argumenta que o rótulo do Putus é original e não configura imitação. “O rótulo possui elementos criativos e distintos, sendo a caricatura dos humoristas o foco principal. Não há qualquer plágio”, afirmou o apresentador no vídeo. Ele também destacou que o vinho é específico para um público que não conhece o Petrus, reforçando que o Putus é uma opção acessível, enquanto o vinho francês é um item de luxo.

Putus é uma palavra latina que significa “menino”. No campo das artes, o termo putto se usa para se referir a pinturas ou esculturas de um menino nu, geralmente gordinho e com asas. A figura do putto se deriva do Cupido jovem e simboliza o amor e a pureza.