Região Grande Florianópolis

Justiça manda notificar Prefeitura de Florianópolis sobre entorno da Lagoa

Município deve comprovar cumprimento de sentença sobre APPs

Autor
Justiça manda notificar Prefeitura de Florianópolis sobre entorno da Lagoa
Vista aérea da Lagoa da Conceição. Foto: divulgação

A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Florianópolis seja notificada a comprovar o cumprimento de sentença definitiva sobre áreas de preservação permanente (APP) e não edificáveis no entorno da Lagoa da Conceição. A sentença transitou em julgado em 2010 e obriga o município a considerar como APP todas as áreas definidas como área verde de lazer, residenciais, turísticas e comerciais, na faixa de 30 metros da margem da Lagoa, e, em decorrência, considerá-las interditadas para construção.

PUBLICIDADE

O despacho foi assinado na segunda-feira (6), pelo juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal da Capital (Ambiental), e prevê a intimação pessoal do prefeito Topázio Neto. O juiz também determinou ao Ministério Público Federal (MPF) que apresente, em 60 dias, o demonstrativo atualizado da multa diária de R$ 500 estabelecida em setembro de 2019, aumentada para R$ 1 mil por dia em abril deste ano. Depois de informado o valor, o município poderá se manifestar.

A sentença obriga o município a efetuar o levantamento de todas as ocupações na faixa de marinha, identificando os responsáveis e indicando aqueles que obtiveram alvarás e as respectivas datas. A administração municipal deve promover a abertura dos acessos para pedestres à orla ao redor da lagoa, a pelo menos 125 metros um do outro.

Outra determinação proíbe todas as obras e construções, além de promover a desocupação das edificações e equipamentos privados existentes, a fim de permitir a passagem e circulação de pedestres.

Com informações do Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região

Relacionadas