
O governador de Santa Catarina Jorginho Mello sancionou nesse sábado (9) a Lei 19.324/2025, que institui a “Rota do Antigomobilismo” em Santa Catarina. A nova legislação cria um itinerário oficial que valoriza e conecta pontos turísticos, culturais e históricos relacionados a eventos de exposição e encontros de automóveis antigos em Santa Catarina.
A rota inclui museus, eventos, feiras, restaurantes e estabelecimentos que promovem a cultura automobilística. Além disso, passa a incluir no calendário turístico estadual os eventos já promovidos pelos clubes de carros antigos, potencializando seu impacto econômico.
O ato simbólico reuniu cerca de 300 carros antigos no bolsão de estacionamento do Koxixo’s, na Beira-mar Norte, em Florianópolis, com a presença do autor da lei, deputado Carlos Humberto, e da colecionadores e apreciadores do antigomobilismo vindos de diversas regiões do Estado.
“Hoje Santa Catarina ganha oficialmente a Rota do Antigomobilismo, valorizando nossa história, cultura e economia. Esses eventos, que já encantam tantas cidades, agora fazem parte do calendário turístico do Estado. É uma alegria sancionar essa lei a bordo do meu Karmann Ghia, celebrando com todos vocês que mantêm viva essa paixão sobre rodas”, disse o governador Jorginho Mello.

Após o ato de sanção da lei, da Beira-mar Norte, o governador liderou, pilotando seu Karmann Ghia, uma grande carreata que percorreu a principal via da Capital, passou pela Ponte Hercílio Luz e encerrou com festa na Beira-mar Continental, em um cenário marcado decorado por modelos de carros clássicos, ronco de motores, buzinas nostálgicas e o entusiasmo dos colecionadores.