
O ex-presidente norte-americano, Joe Biden, foi diagnosticado com câncer de próstata, de acordo com uma declaração de seu gabinete pessoal no domingo (18). O gabinete anunciou que a doença se trata de um tipo raro e agressivo que acabou se espalhando para a estrutura óssea de Biden.
“Na semana passada, o presidente Joe Biden foi examinado para a descoberta de um novo nódulo na próstata após apresentar sintomas urinários crescentes. Na sexta-feira, ele foi diagnosticado com câncer de próstata, caracterizado por Grau 5, com metástase óssea”, diz o comunicado.
A metástase óssea é caracterizada pela disseminação das células cancerígenas de seu foco inicial. De acordo com especialistas, todo câncer tem capacidade de enviar focos de suas células para tecidos à distância do órgão de origem e a isso se dá o nome de metástases.
Segundo o especialista, a metástase do câncer de próstata pode acontecer a qualquer momento do desenvolvimento da doença, mas, especialmente, em pacientes que têm tumores volumosos ou com alta agressividade na glândula.
A metástase acontece através da infiltração do tumor nos tecidos linfáticos, nos vasos sanguíneos e nos nervos que permeiam o tecido da próstata. A probabilidade do acontecimento de metástases depende de fatores relacionados ao próprio tumor, como agressividade e comportamento biológico, além de fatores relacionados ao próprio paciente, como sistema imunológico com menor grau de responsividade.