Região Balneário / Itajaí / Itapema

Itajaí registra queda na criminalidade após a Operação Recomeço

Comparativo apontou redução das ocorrências na cidade

Autor
Itajaí registra queda na criminalidade após a Operação Recomeço
Foto: Divulgação / Guarda Municipal de Itajaí

Após dois meses do início da Operação Recomeço em Itajaí, as forças de segurança da cidade comemoram a redução de mais de 50% nos casos de roubo. A comparação considera os bimestres de janeiro/fevereiro de 2024 e 2025.

PUBLICIDADE

,A Secretaria Municipal de Segurança divulgou um relatório que mostra a queda nos índices de furtos, roubos e homicídios. As ações integradas da Guarda Municipal de Itajaí, do Codetran e das Polícias Militar e Civil também aumentaram a apreensão de drogas.

Os furtos gerais caíram 21%, passando de 185 para 147 casos entre 2024 e 2025. Os furtos de bicicletas diminuíram 51%, e os de veículos, 21%. Além disso, o índice mais expressivo foi o de roubos, com uma redução de 53% no bimestre. Já os homicídios registraram queda de 14%.

A atuação conjunta das forças de segurança também resultou na apreensão de 60 lotes de drogas, aumentando em 54% a quantidade de entorpecentes retirados das ruas entre janeiro e fevereiro de 2024.

A Operação Recomeço começou no dia 2 de janeiro pelo bairro Nossa Senhora das Graças e, posteriormente, se expandiu para todos os bairros de Itajaí. Durante o Carnaval, as equipes realizaram abordagens sociais e fiscalizações em ferros-velhos nos bairros Barra do Rio, Imaruí, São Vicente, bem como, Cidade Nova.

A Secretaria de Segurança Pública garante que as ações pontuais e a Operação Recomeço continuarão de forma permanente nos próximos meses. O órgão pretende manter a ordem e o bem-estar social por meio de fiscalização, assistência e prevenção ao crime.

Recomeço

O bairro Nossa Senhora das Graças, conhecido como Matadouro, recebeu atenção especial das autoridades. No primeiro dia útil de 2025, 2 de janeiro, a Operação Recomeço foi iniciada na região.

Na ação concentrada, as equipes realizaram abordagens sociais a moradores em situação de rua e dependentes químicos, além de intensificar o combate ao tráfico de drogas. Em seguida, a operação se estendeu para outros bairros da cidade.