Região Balneário / Itajaí

Itajaí prepara os cemitérios públicos para as celebrações do Dia de Finados

No bairro Fazenda, seis missas serão realizadas no sábado

Autor
Itajaí prepara os cemitérios públicos para as celebrações do Dia de Finados
Foto: Marcos Porto / Prefeitura de Itajaí

A Prefeitura de Itajaí preparou uma programação especial nos cemitérios para o feriado do Dia de Finados de 2 de novembro, que será celebrado no sábado. A ação busca preparar os locais para os serviços tradicionais de limpeza e manutenção de túmulos e sepulturas. Com a movimentação esperada, os dois principais cemitérios públicos terão horários diferenciados até a próxima segunda-feira (4).

PUBLICIDADE

Durante esse período, os portões dos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros funcionarão das 06h às 19h. A Prefeitura também instalou quatro caixas de 5 mil litros de água para auxiliar os familiares.

Até quinta-feira (31), a população poderá acessar o cemitério com veículos normalmente. Na sexta (1º) e no sábado (2), os portões permitirão entrada apenas para pessoas com deficiência. As equipes responsáveis pela limpeza e conservação realizarão a manutenção diária.

De acordo com a Prefeitura de Itajaí, a Secretaria de Obras distribuirá caixas de lixo para facilitar a limpeza do local. Devido ao aumento de movimento e para melhorar o trânsito, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (CODETRAN) estará presente na sexta-feira (1º) e no sábado (2), nos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros.

Missas

O Cemitério Municipal no bairro Fazenda, principal cemitério da região da Foz do Itajaí, receberá missas no Dia de Finados (2/11) às 7h, 8h, 10h, 14h, 15h e 17h. O endereço do cemitério é Avenida Sete de Setembro, 1875, bairro Fazenda.

Cuidados com a dengue

A Secretaria de Saúde de Itajaí realizará uma ação contra a dengue durante o feriado de Finados. Na sexta-feira, as equipes visitarão floriculturas próximas aos cemitérios municipais para orientar os proprietários a vender vasos sem o prato. Do mesmo modo, na sexta, uma equipe estará na entrada do Cemitério Municipal da Fazenda, orientando os visitantes a evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Além disso, na quarta-feira (6), as equipes de endemias realizarão um mutirão nos cemitérios da Fazenda, Espinheiros e Itaipava. A ação dessa forma, vai verificar e recolher materiais que possam acumular água, eliminando possíveis focos do mosquito e mantendo apenas as flores.