A Prefeitura de Itajaí preparou uma programação especial nos cemitérios para o feriado do Dia de Finados de 2 de novembro, que será celebrado no sábado. A ação busca preparar os locais para os serviços tradicionais de limpeza e manutenção de túmulos e sepulturas. Com a movimentação esperada, os dois principais cemitérios públicos terão horários diferenciados até a próxima segunda-feira (4).
Durante esse período, os portões dos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros funcionarão das 06h às 19h. A Prefeitura também instalou quatro caixas de 5 mil litros de água para auxiliar os familiares.
Até quinta-feira (31), a população poderá acessar o cemitério com veículos normalmente. Na sexta (1º) e no sábado (2), os portões permitirão entrada apenas para pessoas com deficiência. As equipes responsáveis pela limpeza e conservação realizarão a manutenção diária.
De acordo com a Prefeitura de Itajaí, a Secretaria de Obras distribuirá caixas de lixo para facilitar a limpeza do local. Devido ao aumento de movimento e para melhorar o trânsito, a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (CODETRAN) estará presente na sexta-feira (1º) e no sábado (2), nos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros.
Missas
O Cemitério Municipal no bairro Fazenda, principal cemitério da região da Foz do Itajaí, receberá missas no Dia de Finados (2/11) às 7h, 8h, 10h, 14h, 15h e 17h. O endereço do cemitério é Avenida Sete de Setembro, 1875, bairro Fazenda.
Cuidados com a dengue
A Secretaria de Saúde de Itajaí realizará uma ação contra a dengue durante o feriado de Finados. Na sexta-feira, as equipes visitarão floriculturas próximas aos cemitérios municipais para orientar os proprietários a vender vasos sem o prato. Do mesmo modo, na sexta, uma equipe estará na entrada do Cemitério Municipal da Fazenda, orientando os visitantes a evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Além disso, na quarta-feira (6), as equipes de endemias realizarão um mutirão nos cemitérios da Fazenda, Espinheiros e Itaipava. A ação dessa forma, vai verificar e recolher materiais que possam acumular água, eliminando possíveis focos do mosquito e mantendo apenas as flores.