
A Prefeitura de Balneário Camboriú vai liberar os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 até o dia 20 de janeiro. Este é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura disponibiliza as guias exclusivamente em seu site (www.bc.sc.gov.br) e no aplicativo Cidade Pública (para smartphones).
Para atender os contribuintes sem acesso à internet, a Secretaria da Fazenda imprimirá os boletos em dois locais: na sede do Paço Municipal (Rua Dinamarca, 320, Bairro das Nações) e na Subprefeitura da Região Sul (Casa Linhares – Rua Emanoel Rebelo dos Santos, 1079, Bairro da Barra). O atendimento funcionará das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira.
“A arrecadação do IPTU corresponde a 39% das receitas do município, conforme o fechamento do segundo quadrimestre de 2024. Essa é a principal receita própria do nosso orçamento”, destaca a Secretária da Fazenda de Balneário Camboriú, Magda Bez.
Reajuste de 4,76%
O reajuste do IPTU 2025 será de 4,76%, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) de novembro/2023 a outubro/2024. O aumento impacta, dessa forma, um total de 139 mil imóveis.
Os contribuintes que quitarem o IPTU à vista até 26 de fevereiro receberão um desconto de 10%. Quem optar pelo pagamento integral até 28 de março terá um desconto de 5%. Já para aqueles que preferirem parcelar, o pagamento poderá ser dividido em 11 parcelas iguais e sucessivas, com vencimento inicial em 26 de fevereiro e os demais pagamentos sempre no dia 15 de cada mês.
Como acessar os boletos
Pelo site da Prefeitura de Balneário Camboriú:
- Acesse o site https://www.bc.sc.gov.br;
- Clique na seção Serviços;
- Escolha a opção Cidadão;
- Selecione IPTU 2025;
- Insira o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e escolha a forma de pagamento:
- Cota única em fevereiro com 10% de desconto;
- Cota única em março com 5% de desconto;
- Parcelamento em 11 vezes.
Pelo aplicativo Cidade Pública:
- Baixe o aplicativo no celular, disponível no iOS e no Android;
- Selecione Balneário Camboriú ao abrir o aplicativo pela primeira vez;
- Clique em Minhas Informações;
- Cadastre-se (caso ainda não tenha um login), clicando em Criar Agora Mesmo;
- Preencha os dados solicitados e confirme o cadastro via SMS;
- Acesse o campo Cidadão, onde encontrará informações como imóveis, notas fiscais recebidas e débitos;
- Gere as guias do IPTU e escolha entre Copiar Código de Barra ou Compartilhar pelo WhatsApp ou E-mail.