
As pessoas interessadas em se habilitar para o Fundo de Financiamento Estudantial (Fies) poderão fazer as inscrições a partir de segunda (14). O edital com as informações preliminares do cronograma teve publicação nesta quarta-feira (9).
As inscrições podem ocorrer até a sexta-feira (18). As informações mais completas sobre esse processo de seleção podem ser conferidos neste link.
O Fies é um programa do Ministério da Educação. Seu objetivo é financiar a graduação na educação superior de estudantes com matrículas em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.
Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, terão taxa real zero de juros.
Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação. Que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.
Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira. Ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda. E nos casos de o estudante não ter renda, terá de pagar apenas a tarifa mínima.
O percentual de financiamento dos encargos educacionais terá definição de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita em reais e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior (IES) em reais.