
O bilionário dono da rede social X, Elon Musk, disseminou fake News na manhã do sábado (15). O leal apoiador de Donald Trump, compartilhou imagens dos protestos de 2016, que pediam o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, como se fossem atuais.
Tudo começou na sexta-feira (14) quando o influenciador digital Mario Nawfal divulgou rumores sobre uma grande manifestação contra o Governo Lula marcada para o dia 16 de março.
Musk, conhecido por ser crítico do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal, compartilhou a postagem. A relação conflituosa do bilionário excêntrico com o Brasil, teve início quando a sua rede social X foi bloqueada em território brasileiro por não cumprir a legislação vigente.
Em sua publicação, Musk deu a entender que a imagem das manifestações eram para pedir o impedimento do atual presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva (PT). Até o início da manhã deste sábado (15), a postagem já havia ultrapassado 15 milhões de visualizações.
Contudo, muitos internautas brasileiros destacaram que as imagens eram antigas e que a maneira que estavam sendo novamente expostas se tratavam de fake news.
Entretanto, eleitores contrários ao presidente, reforçaram seu apoio aos norte-americanos, compartilhando as imagens e convocando para a manifestação de março.
Contrapondo a vontade dos opositores, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), deixou claro que não apoiará nenhum movimento em favor do impeachment de Lula.
Além disso, ele reiterou que, independentemente dos acontecimentos, não se unirá a esse tipo de convocação. “Não está no nosso horizonte fazer qualquer tipo de movimento que traga instabilidade e incertezas para o País”, afirmou.