O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza a Operação Festa Junina no Estado. A ação é coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo território nacional e fiscaliza produtos típicos dos festejos deste período, verificando se há divergências entre a quantidade declarada na embalagem e a verificada pela fiscalização.
Ao todo, foram realizadas 59 visitas em estabelecimentos em território catarinense, onde foram feitas avaliações preliminares em 950 lotes de produtos, dos quais 22 itens, de diferentes marcas, foram levados para análises em laboratório, por divergências encontradas na primeira fase. Em caso de irregularidades, as empresas responsáveis serão notificadas e terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao órgão.
O presidente do Imetro-SC, o engenheiro Alexandre Soratto, ressalta que as operações especiais têm um intuito de direcionar as ações para os produtos mais consumidos nesta época. “Nosso objetivo é dar equilíbrio para as relações de consumo destes produtos, como doces e algumas bebidas. Seguimos orientação do nosso governador Jorginho Mello, para que tenhamos as medidas certas no produtos e, com isso, o comércio justo e a concorrência leal”, disse Soratto.
São analisados itens de produtos pré-medidos, aqueles embalados na ausência do consumidor e em condições de comercialização dentro das conformidades exigidas pela legislação. Entre os mais procurados neste período, estão milho de pipoca, coco ralado, milho branco, paçoca, pé-de-moleque, entre outros.