Região Grande Florianópolis

Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz será testada nos próximos dias

Testes devem alterar o trânsito da ponte na noite de terça-feira (18)

Autor
Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz será testada nos próximos dias
Foto: Divulgação / SIE

A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), junto com a empresa vencedora da licitação, vai realizar testes na parte já instalada da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Em função da necessidade de preparativos especiais para os testes, a SIE informa que a Ponte será fechada para o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres, excepcionalmente, a partir das 19h da próxima terça-feira (18).

PUBLICIDADE

Normalmente, a estrutura é fechada para o trânsito a partir das 21h até as 6h para os trabalhos na iluminação cênica. O horário de reabertura fica mantido: a partir das 6h da quarta-feira (19).

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, vai acompanhar os testes, que são necessários para o correto andamento do contrato. A SIE destaca que se trata de uma operação técnica e não uma apresentação da iluminação.

Quando o contrato estiver concluído, as possibilidades da iluminação cênica serão muito maiores do que aquilo que será verificado nos testes“, informa a secretaria. As atividades podem ser canceladas a depender das condições do tempo na data.

Sobre a iluminação cênica

A iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, que está em execução, contará com:

  • 1,3 mil luminárias LED RGB (red/green/blue) divididos em dois modelos diferentes, sendo instaladas por toda a ponte. Essas luminárias destacarão o contorno da ponte, popularmente chamado “silhueta” ou “sorriso”. Essa etapa ainda não está operacional.
  • 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres. Esses equipamentos realçarão as torres e estão parcialmente operacionais.
  • 5,5 mil pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul. Esses pontos irão destacar elementos estruturais da ponte e estão parcialmente operacionais.

Serão testados os pontos LED da face norte (aproximadamente 2 mil) e 56 projetores instalados nas duas torres. Será possível visualizar a iluminação na lateral norte da ponte. O objetivo dos testes é duplo:

  • verificar o resultado parcial da iluminação no monumento;
  • testar o sistema de controle que permite configurar os equipamentos de iluminação.