Região Santa Catarina

Greve: ano letivo começa com paralisação dos servidores da UFSC

Paralisação está programada para começar na próxima segunda-feira (11)

Autor
Greve: ano letivo começa com paralisação dos servidores da UFSC
Foto: Divulgação / SINTUFSC

Os servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovaram a adesão à greve nacional da categoria a partir da próxima segunda-feira (11), data em que estaria previsto o início do ano letivo em grande parte das instituições federais, inclusive na UFSC.

PUBLICIDADE

A greve nacional foi convocada pela Fasubra Sindical na última semana. O motivo foi descrito como “a falta de propostas do governo federal para as demandas de reestruturação de carreira prevista, além da falta de recursos para recomposição salarial e equiparação de benefícios com demais categorias”.

A classe reivindica por um plano de reestruturação na carreira. Mas a última proposta, realizada no final do ano passado, prevê uma recomposição salarial de 9% até o fim da gestão, que é em 2026. A primeira parcela, de 4,5%, seria paga em 2025 e a segunda no ano seguinte, sem valores previstos para 2024.

Outro encaminhamento foi a manutenção do desconto em 1% dos salários dos TAEs a partir do início da greve, sem que seja aplicado o aumento para 2% previsto no estatuto do sindicato – sendo reavaliada essa decisão após um mês de greve.

A Assembleia Geral, realizada na última quinta-feira (28), também aprovou a composição do comando de greve, reuniões setoriais de mobilização e a realização de assembleia geral no dia 11 de março.

Diante da ausência de propostas, a categoria decidiu pela greve a fim de “pressionar o governo federal contra o aprofundamento da precarização do trabalho nas universidades e em defesa dos direitos dos trabalhadores e da Educação Pública”.

Relacionadas