
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o número de ocorrências de estelionato em Santa Catarina aumentou consideravelmente nos últimos anos. Isso levou o governador Jorginho Mello a se posicionar contra golpes, por meio de uma campanha. Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, ele fez um alerta para a sua geração, que tem sido uma das mais atingidas. Veja:
Na mensagem, ele destaca que nem Neymar, nem Fernanda Torres precisam de Pix, fazendo uma referência aos golpes que têm usado os nomes dessas celebridades. “É assustador o número de golpes de estelionato em Santa Catarina e no Brasil e, infelizmente, a minha geração, criada no trabalho, na peleia, desde cedo, é a que mais tem sido vítima”, alerta Jorginho Mello, que completa a mensagem com uma dica: “recebeu pedido de dinheiro amigo no celular, liga pra ele, pra ele mesmo. Não entra em fria”, reforça o governador.
Dados envolvendo casos de estelionato
Embora Santa Catarina tenha registrado queda nos índices de crimes violentos, como roubos, latrocínios e homicídios, os casos de estelionato continuam em alta. Em 2021, houve o registro de 75.525 casos. Contudo, em 2022, o número subiu para 96.124. Já em 2023, foram 96.883 ocorrências, e em 2024 o estado registrou um recorde de 102.868 casos, sendo 71.933 deles em ambiente virtual.
Diante das estatísticas, portanto, é possível comprovar que 70% dos registros de estelionato realizados em 2024 foram praticados no ambiente virtual. “O crescimento dos golpes de estelionato, especialmente no ambiente virtual, demonstra que os criminosos migraram para o meio digital, aproveitando o anonimato e a sensação de segurança proporcionada por esse ambiente para enganar as pessoas e agir sem confronto direto com a polícia, por exemplo. Estamos intensificando a inteligência policial e promovendo campanhas de conscientização para que a população possa se proteger”, reforçou o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina Graff.
Saiba como se proteger de golpes
- Desconfie de pedidos de transferência via Pix, especialmente quando envolvem urgência ou nomes de pessoas conhecidas;
- Verifique a veracidade das informações entrando em contato diretamente com a pessoa ou empresa mencionada;
- Não clique em links suspeitos recebidos por mensagem ou e-mail;
- Use senhas fortes e ative a verificação em duas etapas em suas contas digitais;
- Mantenha seus dispositivos atualizados e com antivírus instalado;
- Procure a polícia imediatamente se perceber a tentativa de golpe.