
O advogado João Paulo Tavares Bastos Gama assumiu o cargo de superintendente do Porto de Itajaí. Ele é o segundo dirigente do terminal desde que o Governo Federal retomou sua administração, após 30 anos sob gestão da Prefeitura.
A Autoridade Portuária de Santos, órgão que supervisiona o terminal de Itajaí, publicou a portaria e comunicou oficialmente a Prefeitura de Itajaí.
O novo diretor substitui André Leme da Silva Fleury Bonini, que atuou como diretor interino do Porto de Itajaí durante o processo de federalização e transição administrativa do terminal.
João Paulo havia sido anunciado no final do ano passado como novo diretor, mas a APS optou por realizar uma transição, trazendo para Itajaí um gestor de confiança que já trabalhava em Santos.
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, indicou João Paulo para o cargo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também aprovou sua nomeação. O novo diretor tem como missão fortalecer o Porto e impulsionar a geração de renda para o município e para o estado de Santa Catarina.
“Agradeço ao presidente Lula e ao ex-deputado federal Décio Lima. Vamos honrar os compromissos com os trabalhadores e com Itajaí. O Porto é uma porta para o mundo e vamos gerar desenvolvimento e renda para o município e para o estado”, declarou o novo superintendente.
Carreira política e na advocacia
João Paulo Tavares Bastos Gama tem 48 anos e nasceu em São Paulo. Reside em Itajaí desde 1994. Formado em Direito, possui MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já presidiu a OAB de Itajaí e atuou como conselheiro federal da OAB.
Além disso, ele também exerceu os cargos de secretário de Administração, procurador-geral do Município e diretor-presidente do Instituto de Previdência de Itajaí. Em 2017, candidatou-se à prefeitura de Itajaí e, em 2024, lançou sua pré-candidatura novamente, mas desistiu da disputa por motivos pessoais.