O Governo do Rio Grande do Sul informou que 10 pessoas estavam no avião que caiu em Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). O empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi pilotava a aeronave e transportava a família em um voo entre Canela e Jundiaí, no interior de São Paulo.
O delegado da Polícia Civil de Gramado, Gustavo Barcellos, explicou em entrevista coletiva: “A família de Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, incluindo a esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra, bem como, duas crianças, estava no avião. Em princípio, essas são as vítimas fatais desse lamentável fato”.
Há 14 anos, em 2010, Luiz Cláudio perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, em outro acidente aéreo, ocorrido na região de Sorocaba, interior de São Paulo. Maria Leonor, que tinha 69 anos, era a única passageira do bimotor. O piloto, José Andrei Ferreira dos Santos, de 32 anos, também morreu na hora.
Luiz Cláudio, proprietário da aeronave acidentada, trabalhava como especialista em gestão de crise e reestruturação de empresas, participando de vários processos de recuperação judicial no Brasil e no exterior. Segundo informou logo depois, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o bimotor usado por sua mãe em 2010 estava registrado no nome dele.
Vítimas em solo
O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que o acidente atingiu pelo menos 17 pessoas no solo. De acordo com ele, cinco delas já receberam atendimento médico e foram liberadas. Duas vítimas continuam em estado grave devido às queimaduras causadas pela explosão. As equipes de resgate transferiram alguns feridos para hospitais em Porto Alegre, capital do estado.
Família passava férias em Gramado
Autoridades informaram que a família de Luiz Cláudio retornava de férias em Gramado, onde estava hospedada. A cidade é conhecida por ser um dos principais destinos turísticos de Natal no Brasil, especialmente pela programação do evento Natal Luz.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade às vítimas por meio das redes sociais. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo estadual e das autoridades locais para esclarecer o ocorrido o mais breve possível”, declarou, dessa forma, o Presidente.