No próximo sábado (14) a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai participar do Dia D de Mobilização contra a dengue. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O mosquito é o principal transmissor da doença. Para conscientizar a população a SES continua incentivando e apoiando os municípios a realizar mais esta mobilização, levando informações educativas para combater a proliferação do mosquito.
O ano de 2024 foi marcado pelo maior número da doença até o momento. Foram registrados 347 casos confirmados e 340 óbitos. Em relação à vigilância do Aedes aegypti foram identificados 65.843 focos em 283 municípios.
Em novembro ocorreu a mobilização da rede de ensino municipal, estadual e privada para discussões sobre o tema para que as crianças possam ajudar a eliminar os focos do mosquito.
Durante o ano de 2024, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) apoiou tecnicamente todos os municípios nas atividades de controle do vetor e vigilância dos casos, como a distribuição e aplicação de inseticidas, capacitações, visitas e reuniões técnicas nos municípios, implantação do comitê para análise de óbitos relacionados a zoonoses.
A SES também atuou para ampliar o número de leitos para o recebimento de pacientes com necessidade de internação clínica, bem como publicou uma ata de medicamentos para manejo da dengue, com possibilidade de adesão por parte dos municípios.