O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) está desenvolvendo, em parceria com a Epagri/Ciram, uma ferramenta que irá monitorar, principalmente a escassez hídrica.
O projeto contará com o investimento de R$ 1 milhão e como envolve a contratação de pesquisadores, o recurso será disponibilizado para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), ao longo de 2 anos.
As práticas ambientais desenvolvidas têm o objetivo de cuidar dos cerca de 95 mil quilômetros quadrados de água que fazem parte das 10 regiões hidrográficas de Santa Catarina.
“Vamos apoiar e viabilizar os recursos para elaboração desta ferramenta que vai nos permitir traçar estratégias de gestão da água recomendadas para lidar com possíveis vulnerabilidades hídricas, como a escassez”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.
“A Semae vai oferecer todos os dados já registrados sobre os recursos hídricos do estado para esta plataforma que vai atender demandas de várias outras secretarias, como Agricultura, Epagri e Defesa Civil”, acrescentou o secretário que também apresentou a iniciativa desta ferramenta de pesquisa durante o Cosud.