
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, encaminhou à Assembleia Legislativa do estado (Alesc) nesta segunda-feira (19), um projeto de lei que garante um reajuste linear de 9% a todos os servidores da rede estadual de Saúde. O texto também eleva a gratificação de desempenho dos atuais 70% para 80 % já em maio, e de 80% para 90% em dezembro.
Para a categoria médica, além do aumento linear de 9%, está em curso a revisão do pagamento por produtividade, com implementação prevista ainda para 2025, conforme acordo firmado com a classe.
Construída em consenso com representantes dos trabalhadores, a proposta foi o primeiro ato oficial de Jorginho Mello após sua missão oficial nos Estados Unidos. De acordo com o Governo do Estado, a quitação do reajuste ocorrerá em duas parcelas. A primeira será na folha de maio e a segunda em dezembro. No entanto, caso a votação na Alesc ocorra após o fechamento da folha de pagamento, a diferença será paga retroativamente.
Além disso, o governador também anunciou a abertura de um novo concurso público para a Saúde – será o primeiro em 13 anos. O edital, programado para 2025, irá contemplar diversas especialidades, reforçando o quadro de profissionais do Estado.