Região Santa Catarina

Governo aguarda fim da greve para retomar negociações com a Educação

Profissionais do setor anunciaram a greve em diversas cidades na manhã desta terça (23)

Autor
Governo aguarda fim da greve para retomar negociações com a Educação
Foto: Ricardo Trida / Secom

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (23), o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, afirmou que o Governo de Santa Catarina está disposto a retomar as negociações com os profissionais da Educação que declararam greve assim que as atividades forem retomadas normalmente nas escolas estaduais.

PUBLICIDADE

Pela manhã, para dar prosseguimento às conversas, o secretário recebeu os líderes da categoria, que optaram por seguir convocando os servidores para a paralisação.

Boing explica que, das quatro reivindicações feitas pelos servidores, três já foram atendidas no final de 2023, quando o Governo do Estado anunciou um concurso da área de Educação – considerado o maior de Santa Catarina- , aumentou o valor do vale-alimentação e iniciou a redução progressiva para encerrar a cobrança de 14% na previdência dos aposentados.

A principal reivindicação, contudo, seria a descompactação do plano de cargos e salários. “A proposta feita pelo sindicato faria com que o Estado ultrapassasse em muito o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Nós pretendemos retomar as negociações assim que todos os servidores voltarem aos seus postos de trabalho”, finalizou.

A greve

Os professores de escolas estaduais de Santa Catarina entraram em greve na manhã desta terça, período que foi marcado por diversas mobilizações em várias regiões do Estado. Segundo informações do sindicato que representa a categoria, não há previsão para o fim da paralisação.

Os professores e demais profissionais da educação reivindicam novo concurso público e a valorização da carreira, além de mais investimentos na área e na estrutura das escolas.

Em Florianópolis, a mobilização aconteceu em frente ao Instituto Estadual de Educação (IEE), o maior colégio público da Capital. Em Criciúma, no Sul do Estado, cerca de 60 profissionais da educação se reuniram em frente ao Cedup Abilio Paulo, na Avenida Universitária.

Em Joinville, a mobilização ocorreu pela tarde, na Praça da Bandeira, no Centro. Em Blumenau, os profissionais da educação se concentraram na Rua XV, na região central da cidade.

Professores de escolas estaduais entram em greve em SC
Foto: Divulgação / Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SC

Relacionadas