O Santander Universidades anuncia a abertura de inscrições para a terceira edição do Santander Gamer Pro, uma iniciativa visionária que visa fomentar os e-sports no Brasil. Nesta edição, o objetivo é conceder 8 mil bolsas de estudo integral para impulsionar o crescimento deste setor em ascensão. Jovens residentes em Santa Catarina têm até o dia 15 de julho para se candidatar.
Desde o seu lançamento em 2022, o programa já registrou uma adesão massiva, com mais de 60 mil inscritos em todo o país. Somente em Santa Catarina, 1 mil alunos já participaram dos cursos oferecidos. Para concorrer a uma bolsa, é necessário ter mais de 16 anos e demonstrar interesse no universo dos jogos eletrônicos. Não é necessário estar matriculado em uma graduação, ter conhecimento prévio dos jogos destacados ou ser cliente do Santander. As inscrições estão disponíveis através da plataforma Santander Open Academy.
O Santander Universidades realiza esta ação em parceria com o CNB Esports, um renomado clube de esportes eletrônicos. Os cursos oferecidos incluem League of Legends (LoL), Valorant e Fortnite, além de um módulo dedicado à formação de streamers profissionais.
O programa reserva uma parcela das bolsas para promover a inclusão e a diversidade. Conforme o edital estabelece, no mínimo 5% das bolsas são destinadas a pessoas com deficiência, 30% para mulheres e 40% para indivíduos pretos e pardos. Os 25% restantes são destinados à ampla concorrência. Em 2023, houve um aumento de 10% nas inscrições do público feminino em relação à edição anterior.
Nesta edição, vamos distribuir as vagas por trilha de conteúdo de acordo com a demanda de inscrições e ministraremos os cursos de forma online na plataforma da CNB. Implementaremos um processo seletivo em etapas para selecionar os seis candidatos com melhor desempenho no programa. Eles receberão uma extensão do curso por mais 45 dias e um apoio financeiro de R$ 2,4 mil para integrar os times de base da CNB. Além disso, eles terão acesso a sessões remotas de coaching com profissionais especializados ao longo de 12 semanas.