Região Brasil

24% de brasileiros caíram em golpes virtuais no último ano

Foram entrevistadas 21.808 pessoas e 24% delas informaram que foram vítimas de golpes

Autor
24% de brasileiros caíram em golpes virtuais no último ano
Foto: Reprodução / Internet

Números divulgados por uma pesquisa feita pelo DataSenado em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, apontam que um quarto dos brasileiros perdeu dinheiro em golpes virtuais nos últimos 12 meses.

PUBLICIDADE

Foram entrevistadas 21.808 pessoas e 24% delas informaram que foram vítimas de golpes cibernéticos no último ano. Entre os crimes despontam clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.

A pesquisa foi feita entre 5 e 28 de junho, com pessoas de todos os estados do Brasil. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro, de 1,22 ponto percentual, para mais ou para menos.

São Paulo é o estado onde existe a maior recorrência de golpes virtuais. Ao todo 30% dos entrevistados disseram ter sido vítimas de golpes. Em seguida, aparecem Mato Grosso, com 28%, e Roraima e Distrito Federal, com 27% cada.

Com menor incidência, aparecem os estados do Ceará, com 17%, Piauí, com 18% e empatados Sergipe e Acre, com 19% cada. O estudo revela ainda, que, apesar das diferenças estaduais, não existe um perfil específico de quem costuma cair mais nos golpes digitais.

Mais da metade das vítimas de golpes virtuais possuem renda familiar de até dois salários mínimos.

Em 27% dos casos, os crimes ocorreram com vítimas entre 16 e 29 anos. As pessoas com mais de 60 anos correspondem a 20% da população do país e, conforme a pesquisa, são 16% das vítimas de crimes cibernéticos.

Relacionadas