Na manhã desta sexta-feira (17), um golfinho juvenil encalhou na orla da praia de Itapema, litoral Norte de Santa Catarina. O mamífero aquático pertence à espécie Stenella sp.
Pesquisadores da UNIVALI, que trabalham no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), já estão no local avaliando a saúde do golfinho e prestando os cuidados necessários.
Uma equipe de veterinários constatou que o animal é juvenil, com aproximadamente dois metros de comprimento e um peso estimado em 60 quilos. Ele está debilitado, mas responde a estímulos, e seu quadro é estável. O golfinho está acomodado em um tanque de contenção, que é reabastecido constantemente com água do mar.
Uma segunda equipe está a caminho para avaliar a transferência do golfinho para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos em Florianópolis.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.