Um filhote de golfinho ameaçado de extinção foi resgatado ne Praia do Moçambique, em Florianópolis, Santa Catarina. O golfinho é da espécie Toninha, ele foi resgatado e encaminhado para reabilitação.
O resgate aconteceu no último dia 24. A equipe da Associação R3 Animal, que toca o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos fez o resgate do golfinho ameaçado de extinção na praia.
De acordo com a associação, esse foi o primeiro resgate de uma Toninha no estado de Santa Catarina. Além disso, o animal tem 78 centímetros e 5,4 quilos. A equipe resgatou o golfinho após ele ficar encalhado na areia.
“O encalhe pode ter diversas causas. Contudo, a mãe pode ter ficado presa em uma rede de pesca, uma das principais ameaças à espécie, ou o filhote pode ter se perdido por outros motivos. Além disso, sem a mãe, ele não consegue sobreviver sozinho”, explica a veterinária Thais Carneiro.
Ao chegar no local a equipe de resgate hidratou o golfinho, o manteve envolto em uma toalha e acomodado em uma piscina com água do mar. Contudo, ele ficou assim até o reforço chegar para encaminha-lo ao Centro de Reabilitação da R3 Animal, no Parque Estadual do Rio Vermelho.
Os veterinários colocaram filhote em uma piscina de água salgada. O animal resgatado estava desidratado e hipoglicêmico. Contudo, o filhote segue sendo monitorado 24 horas por dia por uma equipe de veterinários, biólogos, tratadores e outros profissionais.
Os profissionais fazem a recuperação do golfinho em ambiente controlado, com baixa luminosidade e silencioso, para garantir conforto ao pequeno animal. O protocolo de cuidados segue diretrizes da Aliança Internacional para Conservação das Toninhas (AFCR3), da qual a R3 Animal faz parte.