
Com foco em acessibilidade e bem-estar, a Secretaria de Educação de Gaspar, iniciou nesta quarta-feira (28), a substituição do tradicional sinal da escola por sons musicais. A alteração vai acontecer em todas as unidades da rede municipal de ensino.
Medida nova em Gaspar
De acordo com a prefeitura, a medida busca tornar as escolas mais acolhedoras, especialmente para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alunos surdos, que podem ser sensíveis aos sons agudos e estridentes das campainhas convencionais.
A administração fará a troca dos sistemas sonoros em até 20 dias úteis e contempla 14 escolas da rede municipal. Ademais, o investimento total é de R$ 49 mil, custeado com recursos próprios do município.
Participação da Câmara Mirim
A iniciativa foi motivada pelo vereador mirim Leandro Deschamps Lenfers, da Escola Olímpio Moretto, no bairro Gaspar Grande. Sensibilizado pela causa da inclusão, o estudante levou a proposta à Câmara Mirim, que contou com o apoio imediato do Poder Executivo. Por fim, a proposta atende à Indicação nº 17/2025.
“A ação reforça o compromisso da administração municipal com uma educação cada vez mais inclusiva, respeitosa e centrada no bem-estar de todos os estudantes”, ressalta o Prefeito de Gaspar, Paulo Norberto Koerich.
