Durante uma fiscalização de rotina, o Procon de Gaspar encontrou 47 itens vencidos, ou seja, impróprios para consumo, em um estabelecimento comercial da cidade, no Vale do Itajaí. A operação foi intensificada após a entrega da decisão final de uma multa anterior aplicada ao local por infrações semelhantes.
Em 2023, o mesmo estabelecimento já havia sido flagrado com produtos vencidos, recebendo notificação e multa. Nesta nova fiscalização, a reincidência da infração foi constatada com a identificação de diversos alimentos fora do prazo de validade para a venda.
De pães até peças de carne vencidos
Entre os produtos recolhidos, havia itens que vão desde pães, até laticínios como requeijão, macarrão e até peças de carnes com datas de vencimento expiradas entre 11 de março e 7 de julho. A ação resultou na emissão de um Auto de Apreensão, documento que registra os itens impróprios encontrados no local.
Devido à reincidência da infração, o estabelecimento recebeu uma nova multa por persistir na comercialização de produtos vencidos, colocando em risco a saúde dos consumidores.
O Procon de Gaspar reforça a importância do consumidor estar atento às datas de validade dos produtos. O canal de denúncias disponível para a comunidade é o WhatsApp, pelo número (47) 3091-2084.
“A colaboração da comunidade é fundamental para garantir a segurança alimentar e o cumprimento das normas de defesa do consumidor”, declarou o Procon de Gaspar em nota.