Região Santa Catarina

Fotos: geada com sensação de -26,9°C é registrada em SC

Sensação térmica foi registrada por volta das 5h desta quinta-feira

Autor
Fotos: geada com sensação de -26,9°C é registrada em SC
Foto: Sérgio Felipe

A onda de frio que afeta parte do país resultou em intensa geada em Santa Catarina. Em Bom Jardim da Serra, o termômetro marcou uma sensação térmica de -26,9°C por volta das 5h desta quinta-feira (11). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

PUBLICIDADE

A Defesa Civil de SC alerta que as regiões do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí devem enfrentar chuvas fortes com raios e possíveis alagamentos nesta manhã. Este alerta estava válido até às 11h40 desta quinta-feira (11), portanto, ainda assim é importante manter-se informado sobre as condições meteorológicas locais.

Neve

Neve é uma forma de precipitação na qual cristais de gelo se formam a partir da condensação do vapor de água na atmosfera. Esses cristais se agrupam para formar flocos de neve que caem ao solo quando as condições atmosféricas são adequadas, pois geralmente ocorrem em temperaturas abaixo de 0°C.

Sensação térmica

Sensação térmica é a percepção da temperatura que uma pessoa sente, influenciada por fatores como temperatura do ar, umidade, velocidade do vento e exposição ao ambiente. Por exemplo, em um dia frio com vento forte, a sensação térmica pode ser muito mais baixa do que a temperatura real medida pelo termômetro.

Chuva congelada

Chuva congelada, também conhecida como chuva gelada, é um tipo de precipitação que ocorre quando gotículas de água super-resfriadas entram em contato com superfícies frias e congelam imediatamente ao tocar essas superfícies. Isso pode resultar em acúmulos de gelo, causando problemas como o congelamento de estradas e interrupção de energia elétrica. Pois as superfícies frias podem rapidamente congelar as gotículas de água super-resfriadas.

Fotos: Sérgio Felipe