Equipes de força tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estarão a postos na região do Alto Vale do Itajaí a partir deste sábado (13) e enquanto permanecer a indicação de chuvas intensas naquela região, especialmente em Rio do Sul, onde as guarnições estarão sediadas. A equipe para a operação especial é composta por quatro guarnições. A ação é determinação do Governo do Estado, em resposta às previsões de possíveis transtornos por enchentes no final de semana.
Conforme o comando do CBMSC as equipes escaladas são especializadas em buscas e resgates em situações de enchentes e enxurradas. A atuação se dará em conjunto com equipes locais da corporação. Os integrantes das forças tarefas foram deslocados de batalhões das cidades de Curitibanos, Canoinhas, Balneário Camboriú e Itajaí. A aeronave e equipe do Arcanjo-3 também está escalada para ficar baseada em Rio do Sul e atuar na região.
Três outras guarnições de forças tarefa estão em sobreaviso, nos municípios de Lages, Blumenau, Florianópolis e São José, para acionamento imediato se houver necessidade. As previsões indicam altos volumes de chuva para o estado no final de semana, sendo a região do Alto Vale, a mais suscetível a enchentes.
Confira abaixo a indicação de condição de chuvas para o estado no final de semana:
Conforme as indicações do modelo divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, neste sábado (13), a chuva deve se intensificar entre a tarde e à noite e essa condição de intensidade e alto volume deve permanecer até a tarde de domingo (14). As regiões de condição mais intensas de chuvas são o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, o Litoral Sul, o Meio Oeste e o Planalto Norte. São previstos acumulados de chuva entre 100 mm e 150 mm.