Com termômetros marcando 5,5°C às 7h em Florianópolis, a Capital catarinense teve seu dia mais frio dos últimos oito anos nesta terça-feira (13), mesmo com a presença do sol. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As únicas capitais brasileiras que registraram temperaturas ainda menores nesta terça foram Curitiba (PR), com 1,3°C, e Porto Alegre (RS), com 4,2°C. Portanto, Florianópolis ficou em terceiro lugar entre as capitais com o dia mais frio.
De acordo com o Inmet, o menor registro da última década na Capital catarinense aconteceu em junho de 2016, quando os termômetros marcaram 2,7°C. Já neste ano, o dia mais frio aconteceu em 1º de julho, quando a temperatura foi de 6,4°C.
Previsão para os próximos dias
Esta quarta-feira (14), segundo a Defesa Civil, será mais um dia de tempo firme e sensação de frio no Estado. Em comparação ao dia anterior, a abrangência do frio diminui e as temperaturas devem variar entre 9°C e 18°C. O risco é baixo a moderado para desconforto térmico. A agitação marítima, que está elevada, também diminui em todo o litoral ao longo do dia, mas ainda são esperadas ondas de até 2,5 metros em alto mar.
Para quinta-feira (15), a previsão aponta que o frio continua a perder força, elevando as mínimas para 11°C e as máximas para 20°C na região. O tempo continua firme.
A sexta-feira (16) será com predomínio de sol entre poucas nuvens, com condição favorável para a formação de nevoeiros entre a madrugada e a manhã. Como de costume, eles se dissipam durante o período matutino. Os ventos de norte, vindos do centro do país, passam a soprar de forma mais constante e elevam consideravelmente as temperaturas no estado: os termômetros podem ficar na casa dos 13°C ao amanhecer, e chegar a 24°C no período da tarde.