Região Grande Florianópolis

Florianópolis: ônibus Formiguinha foi utilizado mais de 1 milhão de vezes

Linhas atendem comunidades do Maciço do Morro da Cruz, com transporte gratuito

Autor
Florianópolis: ônibus Formiguinha foi utilizado mais de 1 milhão de vezes
Foto: divulgtação

Em Florianópolis, desde que a primeira linha do Projeto Formiguinha começou a operar no Complexo do Morro da Cruz, em abril do ano passado, o serviço de transporte gratuito nas comunidades já foi utilizado mais de 1 milhão de vezes. Os dados são da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, contabilizados a partir dos giros de catraca dos veículos, até maio de 2025.

PUBLICIDADE

Esse resultado é reflexo de cerca de 63 mil viagens realizadas pelas três linhas em operação na região: 720 – Monte Serrat – Serrinha (laranja), que sai das proximidades da  Universidade Federal de Santa Catarina e vai até a Avenida Mauro Ramos; 721 – Morro do Horácio – Saco dos Limões (verde), cortando de Norte a Sul o maciço; e a linha 722 – Morro do 25 – Morro da Cruz (azul), que circula e conecta as comunidades próximos à Agronômica. As linhas começaram a funcionar em abril, maio e julho do ano passado, respectivamente.

“Sabíamos que esse seria um serviço transformador nessas comunidades, sanando uma necessidade muito presente no cotidiano. Hoje, os micro-ônibus passam praticamente na porta de casa das pessoas, auxiliando nos mais diversos deslocamentos, seja a ida ao mercado, à consulta médica, às atividades de lazer, ao trabalho”, comemora o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.

Formiguinha é de graça

Em março deste ano, o serviço passou a ser oficialmente gratuito, em aprovação unânime de projeto enviado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores. “Por muitos anos apresentaram soluções mirabolantes para a mobilidade do Maciço, mas elas nunca saíram do papel. O Formiguinha é a realidade e agora passa a ser bem mais que um projeto de gestão, mas um serviço garantido no presente e futuro dessas comunidades. É um avanço expressivo para a qualidade de vida dos moradores dessas regiões, para a inclusão social”, destaca o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Relacionadas