As cidades de São José e Florianópolis lideram a alta dos aluguéis do Brasil, devido à elevada procura por imóveis para locação na região. Os dados são da pesquisa FipeZap+, baseados nos últimos doze meses.
São José registrou a maior alta geral do país: 31,88%. Entre as capitais Florianópolis teve a maior alta, de 27,53%. Com 25,46%, a capital de Goiás, Goiânia, ficou em segundo lugar, e em terceiro veio Curitiba, com 20,64% de alta. De janeiro a junho deste ano, a Capital catarinense atingiu 18,6% de alta, 2,95 só no mês de junho. Já São José teve a variação mensal de 5,13%.
O vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) na Grande Florianópolis, Marcos Alcauza, aponta como causa para a escassez de imóveis para a locação na região, lançamentos insuficientes para o crescimento populacional em razão da limitação do plano diretor, queda de lançamentos de edifícios durante a recessão (2015 e 2016), alta procura de profissionais devido à quantidade de pessoas trabalhando em home office em Florianópolis, desistência na compra de imóveis por causa do aumentos nos juros e a volta das aulas presenciais nas universidades.