A última semana do verão e os primeiros dias de outono podem apresentar grandes acumulados de chuva. Isso devido à combinação do calor com a alta umidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na semana entre os dias 18 e 25 de março, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando as instabilidades no Brasil, provocando chuvas intensas.
A região Sul do país terá a semana marcada por temporais isolados, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 milímetros.
Temporais e chuva intensa em Santa Catarina
Nesta terça-feira (19), o tempo ficará instável em Santa Catarina. Há condições para temporais, com raios e rajadas de vento, que podem provocar destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica.
As chuvas começam de forma isolada no começo da tarde. Associada aos temporais, pode ocorrer chuva intensa, em especial nas áreas do Grande Oeste e nos pontos mais altos entre o Litoral e Planaltos.
De acordo com a Defesa Civil, o risco é alto para alagamento e enxurradas pontuais nas áreas em laranja do mapa, enquanto o risco é moderado nas áreas em amarelo. Veja abaixo:
Outono
O outono no hemisfério Sul começará à 0h06 desta quarta-feira (20) e terminará em 21 de junho, às 17h51. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente, na parte central do país.
Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil. A estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio, oriundas do Sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na região Sul e parte da região Sudeste.
Durante a estação, o Inmet aponta as primeiras ocorrências de fenômenos adversos típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da região Sul e friagem no Sul da região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.