
Em Florianópolis, a Prefeitura prepara para este final de semana, nos dias 30 e 31, a retirada de dois pilares que restaram da antiga passarela da Avenida Paulo Fontes, que passava por cima da via e interligava, originalmente, o Terminal Rodoviário Rita Maria ao antigo terminal urbano da cidade de Florianópolis.
Na sexta (30), a partir das 20h, a demolição atinge o Pilar 01, que fica no lado oposto à rodoviária. Os trabalhos devem seguir durante a madrugada com conclusão pela manhã, por volta das 6h. Para isso, os agentes de transito devem bloquear duas das quatro vias da avenida Paulo Fontes, sentido Centro Histórico – Beira-Mar Norte. O trânsito continuará liberado nas duas faixas mais próximas ao canteiro central.
No sábado, entre às 7h e 17h, será a vez de remover o Pilar 02, em frente à rodoviária. Para isso, a Guarda Municipal, que organizou o procedimento, vai fechar o trânsito em duas das cinco faixas existentes da via, sentido Beira-Mar Norte – Centro Histórico. Os veículos poderão transitar pelas três faixas mais próximas ao canteiro central.
Passarela ja foi retirada
Além das alterações na Avenida Paulo Fontes, no sábado, as marginais de acesso ao estacionamento ao lado da Rodoviária estarão bloqueadas, isso pela proximidade ao Pilar 02. Os motoristas que precisarem acessar o espaço, devem optar pela entrada geral do Terminal, passar em frente a área de chegada de passageiros, e então seguir até um portão localizado no fim da via. A empresa responsável pelo estacionamento vai orientar o fluxo no local.

A retirada dos pilares, que também inclui a limpeza e destinação dos resíduos resultantes, encerra o processo de remoção da antiga estrutura de pedestres. “Essa é uma passarela que tinha se tornado quase obsoleta, além de pouco adequada às necessidades dos pedestres. Hoje contamos com uma condição de estrutura mais acessível e caminhável em toda aquela área, com faixas, semáforos, bem mais coerente com a demanda atual, principalmente de quem sai do Terminal e vai até o Ticen ou quer chegar o Centro Histórico”, explica o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Ricardo Junckes.