
Nesta quinta-feira (17), um pescador encontrou um filhote de baleia-franca morto, encalhado na Praia do Maço, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O animal tinha cerca de cinco metros.
Após avistar o filhote, o pescador acionou a Polícia Militar Ambiental (PMA). A praia em que ele foi encontrado é isolada e o acesso a ela ocorre apenas através de trilha ou barco. Considerando que o animal á esteve morto, as autoridades não precisaram isolar a área.
Após o caso ter sido notificado, foi acionado o Protocolo de Encalhe da APA da Baleia Franca. Conforme a diretora do Instituto Australis, Karina Groch, uma equipe irá avaliar a necessidade de remoção do animal nesta sexta-feira (18). Segundo ela, a prórpria maré pode retirar o filhote de um dia para o outro.
O corpo apresentava manchas azuladas, o que pode indicar “processos iniciais de decomposição quanto a condições que antecederam a morte”, segundo a veterinária do Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Gabriela Cristini de Souza.
Este é o primeiro caso de encalhe de baleia-franca registrado na temporada reprodutiva deste ano em Santa Catarina. Naturalmente, o período tem início em maio e segue até novembro.
De acordo com especialistas, a média é de dois filhotes encalhados por temporada. Assim, são raros os registros envolvendo animais adultos da espécie.