Região

Festa do Peixe de Itajaí é cancelada e pescados serão doados ao RS

Este é o segundo ano que festa não será realizada

Autor
Festa do Peixe de Itajaí é cancelada e pescados serão doados ao RS
Foto: Divulgação - Festa do Peixe em 2022 / Prefeitura de Itajaí

A prefeitura de Itajaí suspendeu a Festa do Peixe, tradicional evento em comemoração ao Dia do Pescador. O evento, que seria realizado no dia 29 de junho, não ocorrerá mais em solidariedade à população do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) e o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), ainda assim, doarão cerca de 10 toneladas de peixe para as cidades atingidas pelas enchentes no estado vizinho.

As entidades também cancelaram a Festa do Peixe em 2023. A suspensão foi uma forma protesto da categoria patronal e dos trabalhadores pesqueiros, pois o Governo Federal não autorizou a captura da tainha. A última edição foi em 2022, quando mais de 30 mil pessoas consumiram 12 toneladas de peixe.

Para homenagear os profissionais da cadeia pesqueira, a prefeitura e as entidades estão programando uma série de atividades educativas e de apoio ao setor. A prefeitura divulgará a programação da Semana do Pescador nos próximos dias.

Com 500 embarcações, 40 indústrias de pescados, bem como uma das maiores enlatadoras de pescados da América Latina, Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil. A cidade é referência em tecnologia, inovação e reconhecida como Capital Nacional da Pesca.

A Festa do Peixe 2024 estava prevista para ocorrer no pátio ao lado do Centreventos. Tradicionalmente, o Município organiza a estrutura da festa e as empresas da região doam os pescados. Órgãos públicos e entidades preparam e servem gratuitamente à população.

Relacionadas