Região Mundo

Já é 2025; confira lugares do mundo onde o novo ano chega primeiro

O novo ciclo chega primeiro a locais menos conhecidos

Autor
Já é 2025; confira lugares do mundo onde o novo ano chega primeiro
Foto: Reprodução

Por volta das 8h no horário de Brasília, a baía de Auckland, na Nova Zelândia, país da Oceania, comemorou a chegada de 2025. O novo ano chegou sendo comemorado com um lindo show de fogos de artifício e luzes.

PUBLICIDADE

Contudo, a Nova Zelândia não é o primeiro lugar a receber o novo ano. Tampouco a Austrália que sempre está relacionada entre as primeiras. O novo ciclo chega primeiro a locais menos conhecidos.

O ano de 2025 já chegou nas Ilhas da Linha, em Kiribati e em Samoa. Embora Nova Zelândia e Austrália sejam amplamente reconhecidas por suas celebrações de Ano Novo, são as Ilhas da Linha, em Kiribati, e Samoa que celebram a virada do ano em primeiro lugar.

Kiribati fica localizada Pacífico Central e possui ilhas espalhadas por uma vasta área oceânica. As Ilhas da Linha, situadas a leste do país, são as primeiras a receber o Ano Novo, estando 14 horas à frente do Tempo Universal Coordenado (UTC).

Os habitantes de Kiribati vivem em comunidades pequenas, onde a pesca e a agricultura de subsistência são atividades predominantes. Kiribati não tem uma boa infraestrutura. Porém, os habitantes preservam os costumes locais e o meio ambiente.

Samoa, fica localizada no Pacífico Sul, a cerca de 2.900 km a nordeste da Nova Zelândia. Em 2011, o país tomou a decisão histórica de mudar seu fuso horário, movendo-se para o lado ocidental da Linha Internacional de Data.

Essa mudança fez Samoa ficar 13 horas à frente do UTC. Como resultado, Samoa agora celebra o Ano Novo 13 horas antes do Tempo Universal Coordenado.

Relacionadas