O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou no final da tarde desta sexta-feira (5) em Florianópolis para sua quarta visita a Santa Catarina em 2024. Neste final de semana, ele participa da Conferência da Ação Política Conservadora – CPAC, sigla em inglês – considerado o maior fórum conservador do mundo.
O evento será realizado em Balneário Camboriú e contará com a presença do presidente da Argentina, Javier Milei, do governador Jorginho Mello, do senador Jorge Seif, e de outros políticos e personalidades de extrema direita.
Ao chegar na cidade do litoral norte catarinense, Bolsonaro jantou na casa do “filho 04”, Jair Renan, pré-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL). O prefeito Fabrício Oliveira também participou do encontro.
O CPAC Brasil é uma iniciativa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e permite a participação apenas de “membros do Instituto Conservador-Liberal”. As inscrições se esgotaram em 31 de março, mas é possível pagar para acompanhar a transmissão virtual do evento.
O grupo realizou o primeiro evento no país em outubro de 2019 em São Paulo (SP). A segunda edição ocorreu em Brasília dois anos depois. As outras duas edições, do mesmo modo, aconteceram em 2022, em Campinas (SP), e em 2023, em Belo Horizonte (MG).
Primeira visita do presidente argentino ao Brasil
Javier Milei, presidente argentino, realiza sua primeira visita ao Brasil desde que tomou posse. Na quinta-feira (4), a Casa Rosada comunicou oficialmente sua chegada ao Itamaraty. Milei recusou qualquer apoio do governo federal e pediu auxílio ao governo de Santa Catarina, que oferecerá carros e escolta policial ao presidente argentino.
Ele chegará ao aeroporto de Navegantes na noite de sábado (6) e deve retornar a Buenos Aires no final do dia de domingo (7), sem previsão de agendas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem mantém uma relação conflituosa.
Bolsonaro em SC
Esta é a quarta visita de Bolsonaro a Santa Catarina somente em 2024. O ex-presidente já esteve no estado em março, quando participou de uma motociata na capital. Além disso, em abril, visitou o estado duas vezes: primeiro para passar o feriadão de Páscoa em Balneário Camboriú ao lado da esposa, Michele Bolsonaro, e no final do mês, durante o encontro dos Gideões em Camboriú.