
A ETA 2, localizada no bairro Salto do Norte, passará por obras a partir desta sexta-feira (18). Até o dia 24 de julho ocorrerá a quarta e última etapa de instalação de um novo sistema de decantação, com conjuntos de equipamentos mais modernos, que aceleram o processo e aumentam a capacidade da estação.
A estação é responsável por 70% do sistema de abastecimento de água tratada da cidade. No entanto, durante o período de obras, a ETA 2 terá a capacidade de produção reduzida, o que pode gerar alguns impactos no abastecimento.
As duas primeiras etapas de instalação do novo sistema aconteceram em 2024 e a terceira foi no período do carnaval, neste ano de 2025.
Melhorias na ETA 2
Agora, portanto, quando ocorrer a conclusão da etapa, a estrutura deve parar menos vezes para a limpeza dos filtros e aumentará a capacidade total da ETA 2. Serão cerca de 40 litros por segundo a mais, equivalente à produção da ETA 1, que fica no bairro Victor Konder. Enfim, o investimento nas quatro etapas é de R$ 4 milhões.
Samae disponibilizará reservatórios de água
Caminhões-pipa estarão à disposição de unidades de educação, saúde e segurança. Contudo, elas terão prioridade no esquema de abastecimento com estes veículos durante este período. Os dirigentes destas unidades têm um canal direto de contato com o Samae para solicitar o envio dos caminhões-pipa. Dúvidas ou problemas podem ser relatados pelo telefone 115 ou em mensagem de WhatsApp pelo (47) 99997-1621.
Outra medida é a instalação de reservatórios com capacidade de 20 mil litros em pontos estratégicos. Assim, essas estruturas ficarão à disposição da população, que pode retirar a água de maneira livre e gratuita. Veja os pontos que terão os reservatórios:
- Velha Grande: Rua Hermann Kratz, 1.516
- Itoupava Central: Rua Dr. Pedro Zimmermann, em frente à Escola Nº 1
- Fortaleza: Rua Francisco Vahldieck, 3.635