A estudante Cecília Fontanive Frizzo, da rede pública municipal de ensino de Blumenau, recebeu a medalha de ouro conquistada na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2023, durante a cerimônia de premiação realizada no Rio de Janeiro, em 11 de maio.
Cecília, aluna da EBM Wilhelm Theodor Schurmann, obteve a 45ª melhor nota no Nível 1 da OBMEP, sendo a terceira melhor de Santa Catarina nessa categoria.
Outro destaque de Blumenau na competição foi Luan Curbani Knoth, do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, que também recebeu a medalha de ouro com a 19ª melhor nota nacional no Nível 1.
Na lista, encontramos 25 estudantes da rede pública municipal de Blumenau que receberam premiações: dez medalhas de prata, 15 de bronze e 85 menções honrosas. A secretária de Educação Sonia Cipriani ressaltou os resultados como reflexo da qualidade da Educação na rede pública municipal.
A 18ª OBMEP contou com mais de 55,3 mil escolas e 18,3 milhões de estudantes participantes. Na última terça-feira, 4 de maio, mais de 9,5 mil alunos de 39 instituições de ensino da rede municipal de Blumenau participaram da primeira fase da 19ª edição da olimpíada.
Com duas fases, a OBMEP oferece provas objetivas e discursivas, divididas por níveis de escolaridade. A segunda fase está marcada para 19 de outubro, com a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promove a OBMEP, que é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).